sábado, 31 de julho de 2010

Visões Periféricas

Vão até o dia 20 de agosto as inscrições para o Festival Visões Periféricas, que tem o objetivo de dar visibilidade e premiar produções de vídeos, principalmente (mas não exclusivamente) em periferias urbanas e regionais.

A programação será composta pelos filmes mais representativos produzidos de 2008 a 2010, e as inscrições são abertas ao público em geral. Entre 18 e 24 de outubro, no Rio de Janeiro, o festival acontece com a realização das mostras competitivas 'Tamojuntoemisturado' e 'Imagens Remix'.
Quem é videoartista ou tem interesse em produções audiovisuais não pode deixar de participar!!!

Mais informações no site e no blog do evento:

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Rap Global

A Universidade das Quebradas será precursora de mais uma iniciativa cultural no Rio de Janeiro. Na próxima quarta-feira, 28 de julho, a coordenadora do projeto Heloísa Buarque de Hollanda reunirá no Centro Cultural Oi Futuro cinco artistas brasileiros de diferentes gerações e tendências para apresentação musicada do Rap Global, texto poético de 69 páginas do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, sob o pseudônimo Queni N. S. L. Oeste, e que será lançado pela Editora Aeroplano com a presença do autor.

A partir da inusitada ideia para apresentar o livro, haverá uma performance dos artistas criadores do espetáculo, o multiinstrumentista e compositor mineiro Cesar Lacerda; o produtor musical e DJ carioca Machintal; os rappers cariocas Combatente e Nike, de Vigário Geral e Nova Iguaçu, respectivamente; além dos participantes das Quebradas, a psicanalista e performer paraibana MC Numa Ciro, e o produtor cultural Marcus Faustini, que juntamente com o VJ China, fará uma intervenção audiovisual.

Na sequência, o sociólogo Boaventura de Sousa Santos ainda promoverá a palestra "O fim que não tem fim: Capitalismo e Colonialismo", mediado pela professora Heloísa Buarque de Hollanda. O evento terá início a partir das 19h e é gratuito. O Oi Futuro localiza-se na Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo. Participem!

sábado, 24 de julho de 2010

5x Favela se consagra

O autêntico filme da nossa companheira de Quebradas Luciana Bezerra arrebatou sete prêmios no Festival de Paulínia, interior paulista, na última quinta-feira (22). Depois de fazer sua pré-estreia mundial em Cannes, "5x Favela, agora por nós mesmos" ganhou do júri oficial as premiações de melhor filme, ator e atriz coadjuvante, roteiro, montagem, e trilha sonora, além da aclamação como melhor longa-metragem pelo júri popular.

Além de Luciana, também estão na direção de '5x Favela' Manaira Carneiro, Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal e Cadu Barcellos. Juntos, eles retratam uma coleção de cinco histórias que mostra um outro lado mais humano e menos violento das comunidades em que nasceram.

A consagração do filme, que contou com a orientação de Cacá Diegues e produção de Renata Almeida, confirma uma tendência no cenário cultural em que as Quebradas foi uma das pioneiras: o crescimento das possibilidades de expressão das periferias, com grande talento e qualidade.

Parabéns Luciana, parabéns '5x favela'! Em 27 de agosto o filme entra em cartaz no circuito de cinemas, não deixem de assistir!


segunda-feira, 12 de julho de 2010

Dicas de projetos culturais

Pessoal das Quebradas, deixo aqui dicas a partir de breves resumos de três projetos liderados pela nossa mestra Heloisa Buarque de Hollanda, nos quais a participação de vocês seria muito importante e enriquecedora para todos. Para saber mais, acessem o site do PACC: http://www.pacc.ufrj.br/uq_proj_semin.php


1 - EXPOSIÇÃO PERIFERIA.COM
A proposta é incidir na articulação entre a cultura da periferia e a cultura digital, promovendo um mapeamento do uso das novas tecnologias digitais nessas comunicados. Serão organizados seminários e exposições interativas em diferentes pontos da cidade, resultados de pesquisas do projeto. (Coordenação: Helô e Gringo Cardia)

2 - A PALAVRA NA PERIFERIA (APALPE)
A proposta é promover um grande encontro de escritores, organizadores de biblioteca de periferia e autores com produções afins como rappers, repentistas, blogueiros, editores de zines. Enfim, todas as práticas literárias capazes de absorver as várias formas de expressão oral e escrita. A ideia é realizar encontros múltiplos, com saraus de poesia, batalha de DJs, bate-papos, oficinas, produção artesanal de livros, entre outros. (Coordenação: Helô e Marcus Faustini)

3 - TERRITÓRIO DA PALAVRA
A proposta é desenvolver um espaço de criação, reflexão e disseminação de trabalhos que se articulem com outros espaços, de imaginários e de dicções, otimizando, em integração com a Universidade das Quebradas, a prática e as políticas estéticas da expressão escrita e oral. (Coordenação: Helô)

Participem, se envolvam e contribuem com as experiências culturais e sociais de cada um de vocês. Frentes de atuação é o que não faltam!!!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Estética do Avesso: A Questão da Feiúra


Nesta quinta-feira, dia 08/07, o projeto de extensão Universidade das Quebradas, do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da UFRJ, receberá o filósofo Charles Feitosa para apresentação da palestra "Estética do Avesso: A Questão da Feiúra". O encontro acontecerá às 15h, no Salão Moniz de Aragão (2º andar) do Fórum de Ciência e Cultura, localizado no Palácio Universitário do Campus da Praia Vermelha da UFRJ.

Com graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Filosofia na Albert-Ludwigs Universidade de Freiburg/Alemanha (1995) e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Potsdam/Alemanha (2007), Charles Feitosa atualmente é professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética moderna contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, memória, finitude, corpo, cultura pop, dança e feiúra.

O professor Charles Feitosa deu também a aula inaugural da Universidade das Quebradas, sobre o tema "Arte e Filosofia na Antiguidade". Todos são muito bem vindos para o próximo encontro.