quarta-feira, 30 de junho de 2010
A vida como ela é
terça-feira, 29 de junho de 2010
Quebradas recebe prêmio
Dia 24 último, na semana em que comemorou os 30 anos de sua criação, a FAPERJ realizou evento no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde recebeu a comunidade científica e tecnológica do RJ para celebrar os avanços e conquistas da pesquisa fluminense, com a presença do governador Sérgio Cabral e de ex-presidentes da Fundação e de seu Conselho Superior. Neste dia, foram entregues os termos de outorgas referentes a diversos editais lançados neste primeiro semestre de 2010 e medalhas comemorativas a alunos, pesquisadores e empreendedores que "fizeram a diferença" após serem contemplados pelas diversas linhas de fomento da agência.
Dentre as linhas de apoio da Fundação há a que engloba projetos de extensão e pesquisa.
O projeto de extensão e pesquisa Universidade das Quebradas, do PACC / FCC / UFRJ, sob a coordenação de Heloisa Buarque de Hollanda, foi um dos que ganhou o apoio da FAPERJ e teve seu termo de outorga entregue durante a cerimônia no Theatro Municipal. Já é
sábado, 26 de junho de 2010
Bela iniciativa
Os Alunos da turma de especialização em Produção Cultural do IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Nilópolis, assistiram no dia 20 dia maio - via internet - à aula sobre Teatro Grego da professora Beatriz Resende na Universidade das Quebradas.
A iniciativa foi da professora Raquel Silva que é aluna ouvinte da Universidade das Quebradas: "Eu havia assistido uma aula de filosofia e estava inconsolável porque iria perder o Teatro Grego, pois era no mesmo horário da minha aula de Produção Teatral na Pós. Montei o datashow e, com a ajuda do pessoal da informática do IFRJ e das Quebradas conseguimos colocar a professora Beatriz Resende dentro da nossa sala de aula. Os alunos adoraram!!!", afirmou a professora Raquel.
Alunos do IFRJ assistem aula virtual da Universidade das Quebradas 1
Alunos do IFRJ assistem aula virtual da Universidade das Quebradas 2
Alunos do IFRJ assistem aula virtual da Universidade das Quebradas 3
Alunos do IFRJ assistem aula virtual da Universidade das Quebradas 4
Reflexão sobre a arte romântica
Quero a imperfeição da beleza
A imperfeição da criação, o imperfeito do amor...
Quero sonhar imperfeições para todas as coisas.
Quero viver imperfeições todas às horas!
Um índio atravessa à transamazônica
De caminhão atravessa o Panamá
Num avião ele chega bem longe
Será Londres?
As ruas lhe confundem
O idioma lhe assusta
Não mais guaranis ou moreninhas
Até Andrade se espanta
Com a sociologia da mistura
A antropologia dos curiosos
E a antropofagia da grana
Que rola escada abaixo no metrô sem direito a parar nas esquerdas rolantes
Da paranóia constante de bomba ou gás
Asfixiante e sedutora
Quem não quer te ver de perto
Mas aqui, quem vai ouvir se eu apitar?
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Batuque em São Paulo
Os cientistas consideraram o ritual obsceno, e se surpreenderam ao perceber, que apesar de proibido pela igreja, tinha muitos adeptos no Brasil.
segunda-feira, 21 de junho de 2010
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Fotos do Teatro Grego
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Fotos do Romantismo
Muitas programações!
TEATRO NO RIO
O Grupo Nós do Morro está em cartaz no Centro do Rio, até o dia 19/06 com a peça “Barrela”, de Plínio Marcos e direção de Paulo Giannini.
O local? Casa do Mercado 45, na Rua do Mercado, 45 – Centro, RJ.
O horário? Às quintas, sextas e sábados, a partir das 19h30.
Dica da Thati Mendonça
TEATRO EM QUEIMADOS
A Companhia Teatral Queimados está apresentando a comédia Traições", todos os sábados, às 19:30, com ingressos à 5 reais.
Trata-se de um cabaré com participações especiais e volantes de dança poesia e música. Durante o espetáculo, o Buteco do Dionísio funciona o tempo inteiro com os drinks de sempre.
Local: Espaço Cultural Queimados Encena - sede da companhia na cidade (que irá retransmitir em julho, para um grupo de 8 pessoas, as aulas das quebradas).
Dica do Leandro Santanna
A CENA NEGRA BRASILEIRA
A Cia dos Comuns está organizando o projeto “Olonadé – A cena negra brasileira”. O intuito é mergulhar no universo da dança e do teatro negro do Brasil.
Quem quiser pode se inscrever para palestras, oficinas e espetáculos gratuitos que acontecerão de 08 à 25 de julho, na Rua do Z, número 34 - Santa Teresa, RJ. O prazo vai até o dia 30 desse mês.
Maiores informações: comuns@comuns.com.br ou (21) 2242-0606.
Dica do José Ventura
A palavra da periferia
Estão abertas até 2 de julho as inscrições para o APALPE!, projeto que é coordenado pela Heloísa Buarque de Hollanda e pelo Marcos Vinícius Faustini.
Se você é ator, escritor, professor, artista plástico, agente cultural e de comunicação, participe das oficinas gratuitas do APALPE!
A ideia é realizar intervenções urbanas através da palavra, através da incorporação de diversas linguagens, como artes cênicas, grafite, rap, literatura, vídeo, etc.
Além da presença de artistas, intelectuais e atores sociais, com o objetivo de encorajar a ampliação de uma expressão que articule o corpo, a palavra e o território, o APALPE! terá também como base metodológica o "Guia Afetivo da Periferia", romance escrito pelo Faustini.
Maiores informações através do email apalpe2010@gmail.com ou pelo telefone 2507-2909. Não deixem de participar!