terça-feira, 24 de agosto de 2010

A morte bela

Síntese artística do companheiro Bruno Tavares produzida a partir da aula da última quinta-feira no Museu Nacional de Belas Artes e sobre a discussão lá levantada.

A morte bela

Hoje, tivemos uma amostra de como interessante é a arte
Críticas sucumbidas a moda da ética é praxe
Estereótipos construídos em moldes de vaidade
Alias, vaidades de vaidades
Já dizia eclesiastes, tudo é vaidade...

Então, sumi por alguns momentos
Porém não foi possível por muito tempo
Ainda mais quando vi, outra vez, as náuticas e o tormento
O velho tratamento e o novo testamento
Dispensados na expansão marítima

Senti da sala fria...
E a morte chamada "bela"
Na praça da cidade estuprada
Por uma Europa oca e sozinha
Guardada intocável, a arte

Como as oscilações na hora do debate
O passado não me faz diferença
E pior, se não me alimenta
Ou só para os "mestres" interessar

Pois lá, os homens valem menos que as peças...

(Bruno Ma-k-lé)

domingo, 15 de agosto de 2010

Biblioteca Nômade das Quebradas

A ideia surgiu quando a professora Beá Meira resolveu doar um exemplar seu de 'África e Brasil Africano', de autoria de Marina de Mello e Souza (Editora Ática), para os alunos da Universidade das Quebradas. Ela queria disponibilizar o livro, tão rico e detalhista em seu conteúdo cultural, para que o grupo todo tivesse acesso mais aprofundado, e não apenas desse uma folheada superficial em meio a aula. E então, dela mesma, veio a sugestão de estabelecer um rodízio entre todos participantes, com cada um tendo a chance de ficar um tempo com o livro, até que um novo encontro acontecesse e ele passasse para novas mãos.

A boa notícia é que agora a Biblioteca Nômade das Quebradas, que troca de endereço a cada semana, está crescendo. Com a última doação da coordenadora Heloísa Buarque de Hollanda, que promete colaborar com muitos outros livros em breve, temos agora uma segunda publicação para a coleção: 'Roteiro da Poesia Brasileira - Anos 40', de Luciano Rosa (Editora Global). E assim mais pessoas poderão se revezar na absorção de novos aprendizados, que sempre se mostram transformadores e abrem muitos caminhos quando um livro começa a ser lido por alguém.

Quem quiser e puder também pode contribuir com essa iniciativa doando algum exemplar!


terça-feira, 10 de agosto de 2010

UPPs Sociais em Debate

Na próxima quinta-feira, dia 19/08, a conselheira da Universidade das Quebradas, Silvia Ramos, organizará o primeiro encontro para discutir os conceitos e as experiências iniciais de integração de ações sociais, culturais e ambientais em favelas que receberam as Unidades de Polícias Pacificadoras (UPPs).

Com a presença de Ricardo Henriques, atual Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que teve passagens também pelo Ministério da Educação e pelo BNDES, o evento será realizado no Teatro Sesi (Firjan), a partir das 9h30, e reunirá diversos setores da sociedade para um debate inédito.

Segundo Silvia, "a presença de lideranças culturais que atuam nas favelas e nas cidades, de empresários, pesquisadores, líderes comunitários, gestores do estado e do município e representantes de ONGs é fundamental para que a ideia da UPP Social se desenvolva e para que - desta data em diante - diálogos locais se realizem sistematicamente".

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Afro Samba

No dia 30 de julho, nosso companheiro Macedo Griot apresentou na Expo Macaé seu espetáculo Afro Samba acompanhado da Banda do Òrum, a partir de um riquíssimo repertório de estilos e temas culturais brasileiros. Mesmo optando por um olhar afro centrista, o mosaico antropológico da identidade brasileira não deixou de estar representado com as matizes indígenas e europeias da nossa música.

Reunindo desde sons como maracatus, afoxés, cirandas, passando por sambas de enredo, de embalo, de terreiro, até afro-beach e hip hop, através de sua música, sua poesia e seu teatro, o Afro Samba primou por uma das características culturais mais propagadas pelas Quebradas: a mistura e a valorização de todos os gostos e estilos.

A programação da excursão de Macedo Griot vale ser lembrada: dia 08/08 em Nilópolis e 13, 14 e 15/08 em Cachoeira de Macacu. Maiores informações com a produção do projeto pelo telefone 9473-4615. Vamos prestigiar!