quarta-feira, 30 de junho de 2010

A vida como ela é

Pessoal, nossa companheira Thati Mendonça convida a todos para assistir o espetáculo "A VIDA COMO ELA É", aos sábados e domingos, às 20h, no Teatro do Vidigal. O espetáculo é produzido pelo grupo NÓS DO MORRO, a partir do texto adaptado de Nelson Rodrigues e direção de Anna Cotrim.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Quebradas recebe prêmio

Do boletim informativo "O Dragão Contemporâneo":

Dia 24 último, na semana em que comemorou os 30 anos de sua criação, a FAPERJ realizou evento no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde recebeu a comunidade científica e tecnológica do RJ para celebrar os avanços e conquistas da pesquisa fluminense, com a presença do governador Sérgio Cabral e de ex-presidentes da Fundação e de seu Conselho Superior. Neste dia, foram entregues os termos de outorgas referentes a diversos editais lançados neste primeiro semestre de 2010 e medalhas comemorativas a alunos, pesquisadores e empreendedores que "fizeram a diferença" após serem contemplados pelas diversas linhas de fomento da agência.


Dentre as linhas de apoio da Fundação há a que engloba projetos de extensão e pesquisa.

O projeto de extensão e pesquisa Universidade das Quebradas, do PACC / FCC / UFRJ, sob a coordenação de Heloisa Buarque de Hollanda, foi um dos que ganhou o apoio da FAPERJ e teve seu termo de outorga entregue durante a cerimônia no Theatro Municipal. Já é


sábado, 26 de junho de 2010

Bela iniciativa

Queridos, segue abaixo o belíssimo relato da nossa companheira Raquel Silva, em texto, fotos e vídeos, sobre como o Projeto Universidade das Quebradas rompe a barreira das quatro paredes de uma sala de aula e se expande também para outros pontos de cultura. Que essa iniciativa seja ampliada sempre e nossas aulas possas se chegar a muitos outros ambientes!


Os Alunos da turma de especialização em Produção Cultural do IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Nilópolis, assistiram no dia 20 dia maio - via internet - à aula sobre Teatro Grego da professora Beatriz Resende na Universidade das Quebradas.

A iniciativa foi da professora Raquel Silva que é aluna ouvinte da Universidade das Quebradas: "Eu havia assistido uma aula de filosofia e estava inconsolável porque iria perder o Teatro Grego, pois era no mesmo horário da minha aula de Produção Teatral na Pós. Montei o datashow e, com a ajuda do pessoal da informática do IFRJ e das Quebradas conseguimos colocar a professora Beatriz Resende dentro da nossa sala de aula. Os alunos adoraram!!!", afirmou a professora Raquel.


Alunos do IFRJ assistem aula virtual da Universidade das Quebradas 1

Alunos do IFRJ assistem aula virtual da Universidade das Quebradas 2

Alunos do IFRJ assistem aula virtual da Universidade das Quebradas 3


Alunos do IFRJ assistem aula virtual da Universidade das Quebradas 4

Reflexão sobre a arte romântica

Texto: Luciana Bezerra

Quero a imperfeição da beleza

A imperfeição da criação, o imperfeito do amor...

Quero sonhar imperfeições para todas as coisas.

Quero viver imperfeições todas às horas!


***

Um índio atravessa à transamazônica

De caminhão atravessa o Panamá

Num avião ele chega bem longe

Será Londres?

As ruas lhe confundem

O idioma lhe assusta

Não mais guaranis ou moreninhas

Até Andrade se espanta

Com a sociologia da mistura

A antropologia dos curiosos

E a antropofagia da grana

Que rola escada abaixo no metrô sem direito a parar nas esquerdas rolantes

Da paranóia constante de bomba ou gás

Asfixiante e sedutora

Quem não quer te ver de perto

Mas aqui, quem vai ouvir se eu apitar?

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Batuque em São Paulo

Spix & Martius, 1823 - 1831. Litografia.

Os cientistas consideraram o ritual obsceno, e se surpreenderam ao perceber, que apesar de proibido pela igreja, tinha muitos adeptos no Brasil.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Não percam...

Não percam, na próxima aula da professora Beá Meira!

O retrato do marinheiro Simão

Um dos trabalhos que figuram no livro A Arte Brasilira em 25 quadros [1790-1930] de Rafael Cardoso.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Fotos do Teatro Grego

Pessoal, deixo aqui algumas fotos feitas pela Helo durante a encenação realizada por vocês na aula sobre Teatro Grego, da professora Beatriz Resende!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Fotos do Romantismo

Amigos, aqui estão alguns registros do nosso último encontro, na aula sobre Romantismo oferecida pela professora Claudia Matos!





Muitas programações!

Pessoal, tenho muitas dicas boas dadas por vocês para divulgar. Programação interessante é o que não falta!

TEATRO NO RIO


O Grupo Nós do Morro está em cartaz no Centro do Rio, até o dia 19/06 com a peça “Barrela”, de Plínio Marcos e direção de Paulo Giannini.


O local? Casa do Mercado 45, na Rua do Mercado, 45 – Centro, RJ.


O horário? Às quintas, sextas e sábados, a partir das 19h30.


Dica da Thati Mendonça


TEATRO EM QUEIMADOS


A Companhia Teatral Queimados está apresentando a comédia Traições", todos os sábados, às 19:30, com ingressos à 5 reais.


Trata-se de um cabaré com participações especiais e volantes de dança poesia e música. Durante o espetáculo, o Buteco do Dionísio funciona o tempo inteiro com os drinks de sempre.


Local: Espaço Cultural Queimados Encena - sede da companhia na cidade (que irá retransmitir em julho, para um grupo de 8 pessoas, as aulas das quebradas).


Dica do Leandro Santanna


A CENA NEGRA BRASILEIRA


A Cia dos Comuns está organizando o projeto “Olonadé – A cena negra brasileira”. O intuito é mergulhar no universo da dança e do teatro negro do Brasil.


Quem quiser pode se inscrever para palestras, oficinas e espetáculos gratuitos que acontecerão de 08 à 25 de julho, na Rua do Z, número 34 - Santa Teresa, RJ. O prazo vai até o dia 30 desse mês.


Maiores informações: comuns@comuns.com.br ou (21) 2242-0606.


Dica do José Ventura


A palavra da periferia

Queridos, fiquem ligados!

Estão abertas até 2 de julho as inscrições para o APALPE!, projeto que é coordenado pela Heloísa Buarque de Hollanda e pelo Marcos Vinícius Faustini.

Se você é ator, escritor, professor, artista plástico, agente cultural e de comunicação, participe das oficinas gratuitas do APALPE!

A ideia é realizar intervenções urbanas através da palavra, através da incorporação de diversas linguagens, como artes cênicas, grafite, rap, literatura, vídeo, etc.

Além da presença de artistas, intelectuais e atores sociais, com o objetivo de encorajar a ampliação de uma expressão que articule o corpo, a palavra e o território, o APALPE! terá também como base metodológica o "Guia Afetivo da Periferia", romance escrito pelo Faustini.

Maiores informações através do email apalpe2010@gmail.com ou pelo telefone 2507-2909. Não deixem de participar!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Arraiá da UFRJ

Queridos, nossa companheira Maria Dias está na organização do Arraiá da UFRJ e convida a todos a participarem da festa, que acontece nos dias 11 e 12 de junho! O horário é a partir das 16h e o local o Campus da Praia Vermelha. Não percam!